Quebrou um produto na loja e foi cobrado?

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Quebrei um produto da loja.

Devo pagar?

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Por: Sanchez Pelachini Advogados Associados

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O que fazer quando você quebra um produto da loja?

Quando acidentalmente danificamos um produto em uma loja, é comum surgirem dúvidas sobre nossa responsabilidade e se devemos arcar com os custos. Neste post, nossos advogados especializados em Direito do Consumidor irão esclarecer seus direitos como consumidor nessa situação.

 

Fotografias de Objeto quebrado, Imagens sem royalties de Objeto quebrado | Depositphotos⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O que a lei diz

Conforme estabelecido no artigo 12 do Código de Defesa do Consumidor, o fabricante, produtor, construtor, nacional ou estrangeiro, bem como o importador, são responsáveis pela reparação dos danos causados aos consumidores em decorrência de defeitos no produto. Essa responsabilidade independe da existência de culpa e engloba falhas relacionadas ao projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento do produto, além de informações insuficientes ou inadequadas sobre seu uso e riscos.

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Responsabilidade do fornecedor

É obrigação do fornecedor acondicionar seus produtos de forma a prevenir acidentes, incluindo restrições ao contato direto do cliente com o produto quando necessário, além de fornecer avisos visíveis em casos apropriados. Portanto, em certas situações, o dano causado ao produto pode não ser de responsabilidade do cliente, mas sim do próprio fornecedor.

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Avisos ”Quebrou, pagou”

É importante salientar que os avisos comumente encontrados em estabelecimentos comerciais, tais como “Quebrou, pagou”, não estão de acordo com a legislação vigente. Esses avisos não podem substituir a responsabilidade do fornecedor em fornecer produtos seguros e de qualidade.

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Ao se deparar com a situação em que você danificou um produto em uma loja, é essencial conhecer seus direitos como consumidor. Lembre-se de que o fornecedor tem a responsabilidade de oferecer produtos seguros e de qualidade, e em determinados casos, a responsabilidade pelo dano pode recair sobre ele. Para esclarecer suas dúvidas e buscar a melhor solução, é recomendável consultar um advogado especializado. Proteja seus direitos como consumidor e esteja ciente da legislação que ampara você.

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Estamos à disposição!

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